Respostas no Fórum

Visualizando 7 posts - 1 até 7 (de 7 do total)
  • Autor
    Posts
  • Rogerio Kamei
    Participante
    Número de postagens: 7
    em resposta a: Empreender #2246

    Nelson, o chocolate é um produto isento de registro no MAPA, e portanto, sem necessidade do SIF. Na realidade, este tipo de registro é solicitado para alimentos de origem animal, como queijos e mel.

    No entanto, você precisará de alvará da prefeitura (ou no mínimo do protocolo de solicitação do alvará), e a depender da cidade e estado, fazer um curso com a Vigilância Sanitária local, ou contratar um profissional responsável. Na cidade de São Paulo, o curso é suficiente, desde que a empresa seja optante do simples. Não há necessidade de um profissional da área.

    E claro, é necessário criar um CNPJ, seja MEI, ME ou EPP.

    Tempo e custo vão variar muito de local e tamanho do negócio, mas minha sugestão é que você procure um bom contador. Ele conseguirá te informar melhor estes passos na sua cidade.

     

    Abs.,
    Rogério

    Rogerio Kamei
    Participante
    Número de postagens: 7

    Ana Marcia, já tem um tempinho, mas vamos lá…

    Minhas considerações:

    A lecitina é um tipo de óleo extraído de soja, girassol ou mesmo do ovo. É portanto um produto natural, inclusive usado como suplemento alimentar, onde alguns estudos defendem que tem a propriedade de reduzir os níveis de colesterol.  Não afirmo isso categoricamente, porque nunca fui ler estes estudos. Mas pelo menos indica-se que se trata de um alimento seguro.

    Sobre a questão da soja ou girassol, quatro questões surgem:
    1- A soja é alergênica e o girassol não. Para quem tem intolerância, ponto para o girassol.
    2- A soja cultivada hoje é majoritariamente transgênica, enquanto o girassol ainda nem tanto. É mais fácil encontrar lecitina de girassol não transgênico do que a de soja. Mas é questão de verificar a origem. Caso se busque opções orgânicas, nenhum dos dois será transgênico. Para mim empate.
    3- Em ambos os casos, há duas formas de extrair a lecitina. Uma mecânica, mais cara, mas sem contaminações. E outra química, usando hexano, que pode (ou não) deixar resíduos. Também empate.
    4- No Brasil, não existem ainda fabricantes de lecitina de girassol. Ou seja, apenas importada, e neste caso, em quantidades grandes. Para indústria, ok, mas para os produtores artesanais, apenas viável no esquema “dentro da mala”, que é o meu caso. Ponto para a soja.

    No fim, acredito que depende apenas do valor que se dá a esta questão. No meu caso, prefiro não usar alergênicos e transgênicos, então fui buscar a opção do girassol, com extração mecânica. Mas é que sou um pouquinho chato com isso, e não acho nenhum demérito para quem trabalha com a de soja.

    desculpe o textão atrasado!

    Rogerio Kamei
    Participante
    Número de postagens: 7
    em resposta a: Melanguers/grinders #1607

    Arcelia,

    No meu caso foi um pouco mais fácil, mas comprei duas unidades diretamente da DCM Refiners (que pelo que entendi são os representantes da Premier nos US). Acho que por estarem na costa leste, o frete pela Fedex sai um pouquinho mais barato.

    Os melangeurs chegaram via Fedex, e tive que pagar apenas os impostos usuais, sem ter que preencher formulários adicionais. Mas também acho que foi um pouco de sorte.

    Lembrando que os impostos de 60% incidem nestes casos não apenas sobre o valor do bem, mas também sobre o valor do frete.

    Governo brasileiro mordendo mais um pedacinho do nosso dinheirinho suado…

    Rogerio Kamei
    Participante
    Número de postagens: 7
    em resposta a: Onde comprar cacau #1606

    Pessoal,

    Caso alguém deseje comprar cacau, a Mestiço pode fornecer em pequenas quantidades, vindo da Fazenda Bonança, e facilmente entregue aqui em São Paulo. Temos algumas variedades diferentes de cacau.

    O cacau que dispomos no momento ainda é da safra 2016/2017. A nova deve começar em outubro.

    Posso também recomendar outros produtores. Se alguém estiver precisando, por favor me avise.

    Rogério.

    Rogerio Kamei
    Participante
    Número de postagens: 7
    em resposta a: Onde comprar cacau #1605

    Ju,

    Será barrado se for descoberto, pois é item sujeito à inspeção sanitária. No entanto, como a Zélia colocou, a alfândega poderá liberar se for em pequena quantidade e estiver em embalagem comercial.

    Rogerio Kamei
    Participante
    Número de postagens: 7

    Olá Arcelia!

    A solução mais fácil e barata que temos aqui, na minha opinião, é o “despoldador de café” da Botini. Muito barato, e produz bem. Tem suas desvantagens, como te que ter uma base para fixar, e não ser fácil de limpar. Mas por R$100,00 em média, é uma boa ferramenta para começar…

    Rogerio Kamei
    Participante
    Número de postagens: 7

    Arthur, adicionalmente, além da temperatura, o ideal é manter a umidade o mais baixa possível. Isso evita tanto acúmulo no chocolate derretido, o que iria piorar a viscosidade, quanto a condensação depois de enformado. Minha dica é comprar um higrômetro (tem uns digitais baratos, com termômetro e relógio juntos), e tentar manter a umidade abaixo dos 60%…

    Boa sorte!

Visualizando 7 posts - 1 até 7 (de 7 do total)