Home Fóruns Dicas de fabricação de chocolates Temperagem com ar condicionado portátil?

  • Autor
    Posts
  • Arthur
    Participante
    Número de postagens: 3

    Primeiramente parabéns a Arcelia e a Zelia pela excelente iniciativa de abrir este espaço de aprendizado e compartilhamento!

    Minha pergunta é focada na etapa de temperagem, estou precisando de um condicionador de ar para deixar a temperagem mais rápida e efetiva. Andei pesquisando vários modelos e está complicado de decidir. Gostaria de ouvir as indicações e experiências de vocês quanto a marcas e tipos. Todos que tenho encontrado precisam da instalação de um duto de ar na janela. Por acaso existe algum modelo mais simplificado mas ainda efetivo?

    Obrigado!

    Arthur

  • LUISA ABRAM BANKS DA ROCHA
    Participante
    Número de postagens: 2

    Olá Arthur,

    Tudo bem?

    Então, infelizmente vc irá precisar de uma saída de ar para o ar condicionado, sendo ele portátil ou não.

    Durante o tempo que eu usei o meu q é da marca Philco, ele fincionou super bem, nunca me deu problemas! Meu quarto de temperagem era relativamente pesqueno, mas ja utilizei ele em ambientes maiores e ele gela bem. Esta na faixa de R$1700,00 um novo. ( o meu quartinho nao tinha janela, eu precisei fazer um furo na porta para a saída de ar).

    Espero que tenha ajudado!

    Luisa

  • Rogerio Kamei
    Participante
    Número de postagens: 7

    Arthur, adicionalmente, além da temperatura, o ideal é manter a umidade o mais baixa possível. Isso evita tanto acúmulo no chocolate derretido, o que iria piorar a viscosidade, quanto a condensação depois de enformado. Minha dica é comprar um higrômetro (tem uns digitais baratos, com termômetro e relógio juntos), e tentar manter a umidade abaixo dos 60%…

    Boa sorte!

  • Arthur
    Participante
    Número de postagens: 3

    Luisa e Rogério, muito obrigado! Ajudaram bastante sim!

    Gde abraço!

  • Arcelia
    Participante
    Número de postagens: 5

    Arthur, meu ar condicionado também tem uma função de desumidificação; É um ar condicionado multifuncional, mas quando eu uso a função de desumidificador, faz com que a umidade na sala ir para cima. Eu não acho que este tipo de máquina é bom para o clima de brasil. Você precisa ter um condicionador de ar separado e desumidificador. Pelo menos este é o caso para mim.

    Maybe I make more sense in english:

    I have an air conditioner  that also has a dehumidifying function; it is a multi function air conditioner with fan, cold air, and dehumidifier.  But when I use the dehumidifier function, it makes the humidity in the room go up. If I use the air conditioner the room humidity is 60%, if I use the dehumidifier function, it goes up to 80%. But I want my humidity under 60%, ideally under 50%.  I don’t think this type of machine is good for hot weather. You need to have a  separate air conditioner and dehumidifier.  At least this is the case for me. This week I will be  buying a dehumidifier and will report back on the results.

  • tarsila
    Participante
    Número de postagens: 5

    Arcelia

    qual a marca do seu ar condicionado? O seu não precisa furar a parede/porta né?

  • kassianydalmora
    Participante
    Número de postagens: 1

    Olá, meu nome é Kassiany.

    Faço mestrado em biotecnologia Industrial, pesquiso sobre o mel de cacau. E pretendo me tornar uma maker.

    Estou começando agora, fiz um curso de bean to bar mas estou com uma dúvida sobre a temperagem (além de outras milhões de dúvidas que surgirão durante todo o processo. haha)

    Nesse começo farei os chocolates no meu apartamento e eu não tenho ar condicionado. Moro em Curitiba e aqui é bem úmido.

    Agora vai a pergunta: É imprescindível ter ar condicionado para realizar uma boa temperagem?

     

    Obrigada!

  • Ana Ruzzarin
    Participante
    Número de postagens: 10

    Oi Kassi, se você morasse na Bahia, talvés fosse, em Curitiba, não é necessário. Para temperar bem o chocolate, hoje, existem algumas facilidades como a silk (manteiga cacau estabilizada, fácil de comprar). Boa temperarem, no amplo sentido da palavra, é ação. Tem que temperar, temperar, anotar o que deu certo, evitar o que deu errado, principalmente quando você começar a criar suas próprias receitas. Cada receita tem uma curva de temperarem que você só vai encontrar quando temperar seu chocolate pela primeira vez. Existem tabelas com temperaturas específicas, comece com elas. Faça o teste do papel manteiga, que é colocar um pouquinho de chocolate em cada pedacinho de papel com a temperatura do momento que você colocou. Assim você observa qual temperatura o seu chocolate, estabiliza melhor, com um brilho bacana, um barulho estridente ao quebrar e etc. Tenha calma e paciência. Ser um bom chocolate-make requer isso, principalmente para temperagem!Isso tudo se você não tiver grana, caso você tenha existem inúmeras temperadeiras do mercado.Existem aparelhos que te ajudam na temperarem, o temperímetro, mas tudo isso exige custos. O papelzinho (para molhar o choco e anotar a temperatura) , o capricho e a sua organização são as melhores maneiras de temperar bem um chocolate sem gastar muito. Boa sorte!

Você deve fazer login para responder a este tópico.