Olá!

Eu sou a Zélia, sou choco-nerd, apaixonada por chocolates, principalmente bean to bar, e por estudar sobre chocolate, cacau, tecnologia, marketing digital e redes sociais.

Eu sempre fui chocólatra e achava que sabia tudo sobre chocolates. Engano meu: a grande indústria nunca nos ensinou sobre chocolates, o que tem neles, como são feitos ou como escolher. Eu comecei a aprender tudo isso em 2014 quando comecei o blog Chocólatras Online, que tinha objetivo de descobrir chocolates maravilhosos pelo mundo (mas ele começou mesmo porque eu fazia sites e queria testar alguns recursos que só funcionavam em blogs, e como meus clientes não queriam blogs, eu criei o meu).

Descobri que tinha uma revolução acontecendo lá fora e ela acabou chegando aqui: os chocolates bean to bar e chocolates de origem. Me encantei com o conceito e comecei a comprar os chocolates, escrever sobre eles e me conectar com todo mundo que estava entrando neste nicho. Eu já falava de chocolates para consumidores no Chocólatras Online, mas faltava um espaço de encontro entre os profissionais do novo nicho. Em 2016 criei o Chocoweb como um site com fórum de discussões para quem queria trabalhar no nicho, afinal de contas era tudo muito novo, faltava conhecimento para todo mundo. Criei na época o perfil de Instagram ChocoWebBrasil para dar dicas vindas do fórum.

Foi no site do Chocoweb que eu criei toda a estrutura tecnológica por trás do Prêmio Bean to Bar Brasil. Na prática, o fórum foi pouco usado e eu acabei fechando porque todo mundo preferiu os grupos de Whatsapp (o que achei ruim, pois as informações não ficam ao alcance dos que precisam dela). O Instagram também ficou meio parado por falta de tempo, já que eu fui me dedicar a cursos de degustação de chocolates no exterior e a divulgar o bean to bar para consumidores.

O bean to bar é um novo tipo de chocolate, bem diferente dos tradicionais e o público ainda não o conhece. A grande indústria já percebeu o filão de mercado ali e já atua em usar o termo “bean to bar” em seus produtos (erroneamente, do meu ponto de vista, mas nada podemos fazer para impedir).

Eu já falo sobre chocolate e principalmente bean to bar há bastante tempo. Desde 2019 eu estudo estratégia de conteúdo digital para meus ensinamentos chegarem mais longe, para mais consumidores. Esse alcance é limitado porque sou uma só. Percebi que vai ser mais produtivo ajudar as marcas bean to bar a espalharem esse conhecimento! Através de recursos digitais e redes sociais, principalmente o Instagram, as marcas podem ensinar sobre bean to bar e, como consequência, podem  vender muito mais, além de fortalecer o movimento bean to bar.

Pode parecer que todas as marcas ensinam os consumidores sobre bean to bar, mas não é bem assim. Elas fazem isso sempre que estão vendendo diretamente ao público, mas isso pouco aparece nas redes sociais (que é onde o público está todo dia!). Eu fiz uma pesquisa em julho de 2023 com 100 perfis de Instagram de marcas bean to bar, e descobri que apenas 17 deles tinham posts recentes em que falavam de alguma forma sobre o conceito bean to bar. Para mim, os 83 restantes estão deixando dinheiro na mesa.

Eu conheço muito bem o mundo bean to bar, conheço estratégia de conteúdo, conheço consumidores e sei o que precisa ser feito para as marcas bean to bar se destacarem no mercado. Esse é o meu diferencial perante os profissionais de social media e agências tradicionais.

O mercado de chocolates é imenso, tem espaço para as marcas gigantes, as médias e as pequenas. Eu sei que o nicho bean to bar é minúsculo e não atende à maioria dos consumidores, mas acho que, no longo prazo, ele pode sim fazer a diferença, para um mundo de chocolates mais gostosos, justos e transparentes com todos os envolvidos.

Se você também pensa assim e se sua empresa vende bean to bar, é pequena e precisa de ajuda no mundo digital, eu posso te ajudar.

Para saber mais sobre a minha trajetória no mundo dos chocolates, visite chocolatrasonline.com.br/sobre.

Para falar comigo, pode me chamar no Instagram do ChocoWebBrasil ou do Chocólatras Online ou me manda mensagem aqui.