Respostas no Fórum

Visualizando 2 posts - 1 até 2 (de 2 do total)
  • Autor
    Posts
  • Zelia Frangioni
    Moderador
    Número de postagens: 5
    em resposta a: Empreender #1873

    Oi, Alexandre

    Eu não faço chocolates, então não tenho todas as respostas para você, mas sou autora do blog Chocólatras Online (e também desse ChocoWeb e organizo o Prêmio Bean to Bar Brasil) e, por isso, acompanho o movimento bean to bar nacional e internacional de perto desde 2014. Você tem razão quanto ao mercado ainda não conhecer o produto e quanto ao ticket médio ser mais alto, mas é um “luxo acessível”.

    Assim como acontece com as cervejas artesanais e cafés especiais, o chocolate bean to bar (e o de origem) já está, sem dúvida, começando a chamar a atenção do público. Esse é um processo lento, mas como o Brasil produz cacau, muitas marcas vão surgir rapidamente e isso pode acelerar o processo.

    O carro chefe do bean to bar é o chocolate com alto teor de cacau (em barra), onde é possível perceber melhor o sabor dele. O paladar dos brasileiros ainda prefere os chocolates bem doces, ao leite e branco. É preciso muito trabalho de divulgação, com oportunidades de provar esses chocolates, para que as pessoas percebam que alto teor não significa amargor. Já provei muitos chocolates com 70%-80% de cacau que não eram amargos. Esses chocolates com cacau fino, de sabor e aroma diferenciados, é que o público precisa provar. O mercado existe pois existe a procura por produtos “mais saudáveis”, com menos ingredientes artificiais, com informação de onde ele vem e quem o fez, além de produtos para paladares mais apurados. Essa tendência está em alta, para todo tipo de produto, inclusive os chocolates.

    Não tenho dúvidas que lojas de chocolates bean to bar vão aparecer em breve para comercializar as novas marcas que surgem todos os dias e, talvez até trazer os chocolates estrangeiros…. Quem sabe não vai ser você o empreendedor disso! Espero que outros respondam as suas dúvidas.

     

    Zelia Frangioni
    Moderador
    Número de postagens: 5
    em resposta a: Onde comprar cacau #1527

    Oi, Ju,

    Acho que o cacau faz parte dos ” bens restritos” por ser um produto de origem vegetal e, nesse caso, dependeria de autorização da Vigilância Sanitária para entrar no país. Veja esse link. Mas eu já ouvi alguém comentar em rede social que conseguiu trazer sem problemas grãos de cacau na mala (não sei se estavam torrados e nem a quantidade). Meu irmão trouxe para mim, mas era super pouco, 300gr cacau de Madagascar torrado da Dandelion.

    Se você tentar trazer, depois conta para a gente como foi !

    Obrigada.

Visualizando 2 posts - 1 até 2 (de 2 do total)