Home Fóruns Dicas de fabricação de chocolates Dúvidas com chocolate ao Leite!

  • Autor
    Posts
  • estebanlor
    Participante
    Número de postagens: 2

    Olá pessoal!

    Estou com algumas, ou melhor muitas dúvidas (hehe) para começar a fazer o meu primeiro chocolate ao leite!

    Qual é a quantidade minima de leite em pó a ser adicionada, para ser considerado chocolate ao leite?
    Qual é o melhor momento para adicionar o leite? 24 horas depois do refinamento? Na conchagem? Antes ou depois do açucar?

    fiz um chocolate 65% (com 5% de manteiga de cacau desodorizada), considero essa mesma quantidade de manteiga de cacau para o chocolate ao leite? ou devo colocar mais manteiga?

    Agradeço quem puder me ajudar nestas dúvidas! E contar suas experiencias, para chegar a obter a melhor qualidade nos chocolates!!

    Grato,
    Esteban Loredo

  • Ju Aquino
    Participante
    Número de postagens: 7

    Olá Esteban! Sempre melhor ter duvidas do que nao te-las, certo? Vamos lá para as respostas q eu conheço. Confesso q nao sou especialista em chocolate ao leite mas esses perguntas estão ao meu alcance… rsrs

    1. Nao existe quantidade determinada para a classificaçao do chocolate “ao leite” e o “bean to bar” branco está aí pra mostrar isso. O meu Dark Milk (Baianí) tem 7% de leite. Ou seja, a quantodade de leite foca a cargo da sua experimentação em formulaçōes de acordo com os sabores q elas forem te mostrando.

     

    2. O leite engrossa muito a massa do chocolate entao quanto mais no final vc colocar, melhor. Contanto q a massa fique homogenea. Alias, uma dica, procure o leite q nao tenha adiçao de vitaminas A, B, C, D, E… Z, ferro, ouro,  prata… rsrsrs. Quanto mais adiçao dessas coisas, menos bean to bar seu chocolate é e mais grossa a massa fica! Entao o melhor é refinar o chocolate antes e adicionar o leite com o açúcar, depois da manteiga. Aliás essa “manteiga desodorizada” é manteiga industrial, outro ingrediente que pode denegrir a filosofia bean to bar do seu choco. O bom é ter manteiga de cacau feita em casa ou procurar quem faz pra te fornecer.

    Como eu maturo o meu chocolate inteiro e nao posso maturar com leite pra nao perder validade (uso 8 meses para chocos ao leite) entao maturo PRIMEIRO o 70% (de 2 a 4 meses) depois derreto e volto para a melanger, calculo as adiçōes de leite, manteiga e açúcar extra para a quantidade de dark milk q quero fazer, adiciono primeiro a manteiga depois leite e açúcar juntos. Deixo rodando umas 6 horas.

     

    3. A quantidade de leite normalmente é a mesma de manteiga. Eu uso 7% pra ambos na minha formulação. Mas a depender do cacau q vc tem, é permitido adicionar ou diminuir manteiga.

     

    O q vale, Esteban, é o sabor do cacau! Dê a ele apenas uma nuance diferente, mas nao o deixe desaparecer por causa do leite!

     

    Boa sorte

    Juliana Aquino

    Baianí Chocolates

  • estebanlor
    Participante
    Número de postagens: 2

    Muito obrigado Ju!!! Já me ajudou!

    Hoje dei inicio ao processo do refinamento, estou curioso para ver o sabor que vou obter!!!

    Não entendi sobre maturar o chocolate… você deixa em repouso alguns dias antes de realizar a temperagem? Isso seria a maturar o chocolate?

    Boa semana e bom trabalho!!

    Abraço,
    Esteban Loredo

  • Ju Aquino
    Participante
    Número de postagens: 7

    Oi Esteban! Que bom que deu pra ajudar… rsrsr

    Sim, eu deixo o chocolate cristalizar sem temperar depois que sai da melanger. Isso já com açúcar e tudo. Daí coloco dentro de sacos plásticos específicos para comida e deixo descansar por de 2 a 4 meses ou até mais. Esse descanso tem uma mágica, Esteban. Não sei explicar cientificamente o que é, mas tem. O chocolate fica mais suave e balanceado no sabor. Além disso, a acidez se dissipa em até 80% no caso do meu chocolate.

    O cacau do sul da Bahia precisa de maturação. Tanto da amêndoa depois de seca como do chocolate. Melhora muuuitttooo.

    Estamos aqui! qualquer coisa, grita!
    Bjs

    Juliana.

Você deve fazer login para responder a este tópico.