Visualizando 1 resposta da discussão
  • Autor
    Posts
    • Ana Marcia
      Membro
      Número de postagens: 1

      Na busca de aprendizagem sobre chocolates tenho a seguinte dúvida: Qual a vantagem e desvantagens em usar a lecitina de girassol no lugar da de soja na produção de chocolate?

      Em tempo, não sou chocolatier, apenas apreciadora.

    • Rogerio Kamei
      Participante
      Número de postagens: 7

      Ana Marcia, já tem um tempinho, mas vamos lá…

      Minhas considerações:

      A lecitina é um tipo de óleo extraído de soja, girassol ou mesmo do ovo. É portanto um produto natural, inclusive usado como suplemento alimentar, onde alguns estudos defendem que tem a propriedade de reduzir os níveis de colesterol.  Não afirmo isso categoricamente, porque nunca fui ler estes estudos. Mas pelo menos indica-se que se trata de um alimento seguro.

      Sobre a questão da soja ou girassol, quatro questões surgem:
      1- A soja é alergênica e o girassol não. Para quem tem intolerância, ponto para o girassol.
      2- A soja cultivada hoje é majoritariamente transgênica, enquanto o girassol ainda nem tanto. É mais fácil encontrar lecitina de girassol não transgênico do que a de soja. Mas é questão de verificar a origem. Caso se busque opções orgânicas, nenhum dos dois será transgênico. Para mim empate.
      3- Em ambos os casos, há duas formas de extrair a lecitina. Uma mecânica, mais cara, mas sem contaminações. E outra química, usando hexano, que pode (ou não) deixar resíduos. Também empate.
      4- No Brasil, não existem ainda fabricantes de lecitina de girassol. Ou seja, apenas importada, e neste caso, em quantidades grandes. Para indústria, ok, mas para os produtores artesanais, apenas viável no esquema “dentro da mala”, que é o meu caso. Ponto para a soja.

      No fim, acredito que depende apenas do valor que se dá a esta questão. No meu caso, prefiro não usar alergênicos e transgênicos, então fui buscar a opção do girassol, com extração mecânica. Mas é que sou um pouquinho chato com isso, e não acho nenhum demérito para quem trabalha com a de soja.

      desculpe o textão atrasado!

Visualizando 1 resposta da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.