Regulamento

Objetivo

O Prêmio Bean to Bar Brasil tem objetivo de :

  • Divulgar os chocolates bean to bar artesanais brasileiros, premiando os melhores à venda no país.;
  • Promover a melhoria da qualidade dos produtos, incentivando o compartilhamento de informações entre os chocolate makers.

Para isso todos os chocolates são feitos em fôrmas iguais e avaliados às cegas e aleatoriamente por 2 júris.

  • O Júri Oficial que premia com os selos de Ouro, Prata e Bronze e é formado pelos próprios chocolate makers concorrentes e por jurados convidados (brasileiros e estrangeiros).
  • O Júri Consumidor que premia com o selo Escolha do Público.

Os jurados são incentivados a comentar sobre os chocolates nos formulários de avaliação. As marcas que participam do júri recebem esses feedbacks sobre seus respectivos produtos, podendo usá-los para futuros aprimoramentos.

Selos dos premiados em 2018.

Os proprietários e chocolate makers das marcas participantes vão poder:

  • Ter seu chocolate avaliado pelos profissionais do mercado brasileiro e internacional;
  • Ter seu chocolate avaliado pelo público;
  • Ter a chance de ser premiado no Prêmio Bean to Bar Brasil;
  • Receber feedback por escrito das avaliações do seu chocolate, feitas tanto pelo júri oficial quanto pelo público;
  • Conhecer pessoalmente vários chocolate makers e produtores de cacau do Brasil no evento de avaliação;
  • Provar e avaliar outros chocolates que estão no mercado;

Veja como foram as edições de 2017 e 2018 do Prêmio.

Inscrições: de 11 a 22/Março/19

Envio dos chocolates: de 23/Abril a 02/Maio/19

Encontro do Júri Oficial: 15/Maio/19, quarta-feira, de manhã (horário a confirmar)

Empresas que podem participar:

  • Empresas com CNPJ registrados em atividades relacionadas com fabricação de alimentos ou cultivo de cacau.
  • Empresas que já tem chocolates à venda no mercado físico e/ou virtual. Os chocolates inscritos devem estar nas lojas antes da inscrição e as lojas indicadas podem ser consultadas a qualquer momento pela organização para confirmar a informação.

Características dos chocolates a serem enviados:

  • Podem participar apenas chocolates bean to bar, ou seja, feitos à partir dos grãos (amêndoas) de cacau até a barra. Chocolates tree to bar também são aceitos.
  • Os chocolates devem ser feitos com cacau brasileiro e sem recheios ou inclusões.
  • Cada empresa pode inscrever até 3 chocolates de sua linha comercial, sejam amargos, ao leite ou ambos.
  • formulação deve ser exatamente a mesma do chocolate que se encontra à venda e disponível para o público. Atenção: os selos da premiação só podem ser colocados nos chocolates iguais ao que for enviado para o Prêmio.

Categorias e ingredientes

Chocolate amargo: O teor de cacau no chocolate deve ser entre 70% e 80% e deve ser informado no formulário de inscrição, junto com a lista de ingredientes. Ingredientes permitidos no chocolate amargo são apenas: cacau, açúcar, manteiga de cacau e lecitina.

Chocolate ao leite: a % de cacau e os ingredientes devem ser informados no formulário de inscrição. Ingredientes permitidos no chocolate ao leite são apenas: cacau, açúcar, leite em pó, manteiga de cacau e lecitina.

Envio das amostras

Cada empresa deve enviar aproximadamente 300 – 350 gr de chocolate para cada categoria inscrita (no formato oficial).

As barrinhas de chocolate devem ser produzidas no molde oficial que será enviado pelos Correios. Os mesmos moldes são usados nas 2 categorias. Os moldes são os mesmos dos anos anteriores. Quem já participou pode usar os mesmos. Chocolates feitos em moldes personalizados ou diferentes do indicado não serão avaliados.
Obs: Disponibilidade de moldes para 30 novos participantes. Acima desta quantidade, fica sujeito à disponibilidade do fornecedor.

As barrinhas devem ser embaladas uma a uma com papel chumbo:

  • na cor prata para os chocolate amargos;
  • na cor ouro para os chocolates ao leite.

Junto com os chocolates para avaliação deve ser enviada uma embalagem original com a barra dentro (conforme a empresa a vende normalmente). Estas embalagens e barras serão usadas para as fotos dos premiados. Você pode optar por não mandar esse chocolate, sabendo que se for premiado não será fotografado. Ao enviar a embalagem e a barra você estará automaticamente autorizando seu uso para fotos sobre o evento.

Júris e Avaliações

Júri Oficial

O Júri Oficial é formado por :

  • Chocolate makers e proprietários das empresas participantes do evento que optarem por fazer parte do júri no momento de preencher o formulário de inscrição. Para receber os feedbacks dos jurados é necessário que a empresa indique ao menos um jurado e que ele compareça ao evento. O máximo de jurados por marca é de 3, desde que sejam seus proprietários ou chocolate makers. Empresas que não participarem do júri  serão avaliadas da mesma forma que as demais, mas não receberão os relatórios de feedback. É necessário participar do júri das 2 categorias.
  • Jurados convidados, estrangeiros e brasileiros, que são profissionais do mercado mundial de chocolates, cacau ou gastronomia, ou de mídia relacionada com esta área. Alguns dos jurados convidados receberão as amostras em seus locais de origem, sem participar do evento em São Paulo, mas utilizarão o mesmo formulário de avaliação.

Jurados convidados serão anunciados conforme são confirmados. Até o momento confirmaram:

Brasileiros:

  • Ana Paula Boni, de São Paulo, Editora do Estadão PME, seção de empreendedorismo de pequenas e médias empresas do jornal, cobre o setor da alimentação como repórter há 10 anos e, mais especificamente, o setor de cacau e chocolate há cinco anos, com visitas a fazendas e fábricas no Brasil e no exterior. Baiana, traz o fruto do cacau em memórias de infância.
  • Lucas Corazza, de São Paulo, premiado chef confeiteiro, professor de confeitaria com presença em cursos em todo o Brasil todo e jurado do programa Que Seja Doce da GNT.
  • Nicholas Yamada, de São Paulo, especialista em cafés especiais com experiencia profissional na torra, classificação sensorial e comércio exterior. Atualmente é Gerente de Relacionamento do Perfect Daily Grind, publicação britânica de grande relevância para o mercado internacional de cafés especiais e responsável por introduzir em 2017 a seção exclusiva sobre a cacau e chocolate, cujo foco é aborda temas relevantes para a indústria, da fazenda a barra. É um apaixonado por empreendedorismo, cafés especiais e chocolates bean-to-bar.

Estrangeiros:

  • Chloe Doutre Roussel – Francesa, consultora e especialista em cacau e chocolate, ministra palestras e cursos e presta consultoria em empresas no mundo todo e é autora do livro The Chocolate Connoisseur.
  • Greg D’Alesandre, de São Francisco na Califórnia, diretor de pesquisa e desenvolvimento da Dandelion Chocolate, responsável pela seleção das origens de cacau usadas nas barras da marca. Foi um dos criadores do Chocolate Makers Cup, o evento que inspirou este Prêmio Bean to Bar Brasil.  Greg participará do júri em São Paulo.
  • Gino Dalla Gasperina, do Oregon, sócio da Meridian Cacao, especialista na seleção de cacau fino para a produção de chocolates bean to bar e responsável pela importação destes grãos para vários dos chocolate makers americanos. Gino participará do júri em São Paulo
  • Hazel Lee, de Londres, autora do Taste with Colour® (Mapa de sabores para degustação de chocolates, com versão também em português), consultora sobre chocolates, membro da Academy of Chocolate, jurada do Academy of Chocolate Awards e do Northwest Chocolate Awards e chocolate maker nas horas vagas. Também foi jurada do Prêmio Bean to Bar Brasil em 2018. Ela organizada workshops de degustações de chocolates com pintura usando seu Mapa. Hazel participará do júri em São Paulo.
  • Jennifer Earle, de Londres, fundadora do Chocolate Ecstasy Tours e do Taste Tripper, especialista em chocolate, escritora, consultora de gastronomia e jurada do International Chocolate Awards e do Academy of Chocolate Awards;
  • Jon Hogan, de Londres, chocolatier e chocolate maker, é hoje o head of experience da Rococo Chocolates e antes disso foi o head chocolatier da Melt e responsável pela produção bean to bar da Mast Brothers na sua filial inglesa.
  • Karen Neugebauer, da Forté Chocolates, de Seattle, chocolatier premiada em vários campeonatos mundiais de chocolates.
  • Maria Fernanda di Giacobbe, da Cacao de Origen, da Venezuela, Chef, chocolatier, chocolate maker, autora de livros e responsável por capacitar centenas de pessoas na produção de chocolate na Venezuela. Consultora junto com Chloe para marcas no mundo todo.
  • Marianne Parry, de Londres, médica especialista em medicina funcional (drmarianneparry.com), escultora e jurada tanto do International Chocolate Awards quanto do Academy of Chocolate Awards.
  • Maya Schoop-Rutten, de Santa Barbara na Califórnia, chocolatier, proprietária da Chocolate Maya, uma loja criada em 2007 para amantes do chocolate descobrirem o mundo pelo paladar através das trufas e bombons lá produzidos e de sua seleção dos melhores chocolates bean to bar que ela encontra. Maya participará do júri em São Paulo.
  • Mireille Discher, de Londres, chocolate maker, head chocolatier na Rococo Chocolates, consultora sobre chocolates e jurada do International Chocolate Awards e do Academy of Chocolate Awards. Também foi jurada do Prêmio Bean to Bar Brasil em 2018;
  • Ruth Kennison, da Chocolate Project, de Los Angeles, chocolatier e chocolate maker, ela ensina a produção bean to bar e culinária no The Gourmandise School of Sweets and Savories e organiza degustações no seu grupo Santa Monica Chocolate Society.
  • Terese Weiss, de Londres, chocolate educator, professora no IICCT (International Institute of Chocolate & Cacao Tasting) e jurada do International Chocolate Awards.

O Júri Oficial acontecerá em São Paulo em 15/05/19, quando será feita a degustação às cegas e aleatória dos chocolates amargos. O horário e o endereço ainda não estão confirmados, pois o espaço depende da quantidade de jurados inscritos pelas marcas participantes. Os chocolates ao leite serão distribuídos, também de forma aleatória, aos participantes do Júri Oficial, que deverão levar as amostras para casa/hotel e avaliá-las até a noite do dia 16/05/19.

Cada jurado não saberá qual amostra está avaliando, nem a % de cacau ou ingredientes, pois só verá uma identificação numérica.

Cada jurado vai avaliar apenas a quantidade que se sente confortável. Ele(a) deve saber o seu limite de amostras a avaliar, comprometendo-se a parar de avaliar quando sentir que seu paladar não tem mais condições de julgar de forma justa. Sendo assim, é provável que os chocolates não sejam avaliados por todos os jurados.

Avaliações do Júri Oficial

As avaliações são feitas por meio eletrônico, através de um formulário que poderá ser acessado pelos jurados nos seus respectivos celulares.

As avaliações são organizadas de forma que todos os chocolates são degustados e avaliados  aproximadamente o mesmo número de vezes.

As avaliações contemplam os seguintes itens: aparência, aroma, textura e derretimento, sabor, defeitos e opinião pessoal.

Júri Consumidor

Serão distribuídos kits de degustação de chocolates aos consumidores. Cada kit conterá 6 chocolates que podem ser avaliados por até 3 pessoas, já que as amostras são grandes. Cada kit conterá chocolates das categorias amargo e ao leite.

Avaliações do Júri Consumidor

As avaliações serão feitas em formulário online, diferente do formulário usado pelo Júri Oficial.

O público consumidor terá um prazo para avaliar os chocolate, que será informado no próprio kit, junto com as instruções de como degustar as amostras.

Prêmios e Feedbacks

Cada item da nota tem um peso. A soma dos pontos de cada avaliação, considerando os pesos de cada item, resulta em uma nota. A média final de cada chocolate é a média das notas das suas avaliações, arredondado para 1 dígito após a vírgula.

Para o Júri Oficial (prêmio Ouro, Prata e Bronze)

Em um mercado crescente como o do chocolate bean to bar, não tem sentido premiar apenas 3 chocolates e deixar de fora vários ótimos produtos. Por isso, o número de premiados em cada categoria será no mínimo de 3 e no máximo de 20% do número de inscritos na categoria, o que for maior e respeitando uma nota mínima de 60% que indica boa qualidade.

Ouro, prata e bronze serão separados por notas de corte calculadas entre a faixa da maior e menor notas premiadas, considerando os 20% mais altos para ouro, os 30% seguintes para prata e os restantes 50% para bronze. Portanto, é possível ter mais de um premiado para ouro, prata ou bronze, dependendo das notas. Também é possível não haver premiado em alguma faixa.

Para o Júri Consumidor (prêmio Escolha do Público)

Será premiado um chocolate de cada categoria (amargo e ao leite), aquele que tiver a maior média pela avaliação dos consumidores.

Certificados e Selos

Cada premiado vai receber um certificado e 100 selos de premiação para serem colocados nas barras de chocolates iguais ao que for premiado (mesma porcentagem e origem do cacau, mesmos ingredientes e receita do chocolate). Mais selos podem ser encomendados se necessário.

Feedbacks

Para aqueles chocolates que tiverem jurado(s) indicado(s) na ficha de inscrição e que ele(s) efetivamente participe(m) das avaliações das 2 categorias de chocolates, após a apuração a empresa fabricante receberá o Relatório de Feedback contendo as notas e comentários feitos pelos jurados que o avaliaram. Os nomes dos jurados não aparecerão nos relatórios.

Atenção: Como um dos objetivos é premiar os melhores chocolates à venda no país, caso haja a suspeita de que algum chocolate premiado não seja igual à sua versão disponível no mercado, pode ser necessária uma segunda avaliação. Essa avaliação consiste da comparação da amostra enviada com a sua versão à venda no mercado, que será comprada anonimamente pela organização. Esta avaliação, caso ocorra, será feita por um grupo de até 5 pessoas composto por Zelia Frangioni do ChocoWeb e chocolate makers participantes do evento, não premiados, sorteados e que estejam disponíveis para tal serviço em São Paulo. Em caso de diferenças notáveis e consideráveis de cor, sabor, textura e/ou derretimento entre a versão enviada e a comprada, o Prêmio daquele chocolate será cancelado, o fato será anunciado e os selos e certificado (se já entregues) deverão ser devolvidos. Entendemos que chocolates bean to bar artesanais apresentam um certo grau de variações entre lotes. Isso é normal já que a fermentação e a torra do cacau nem sempre são idênticas entre as bateladas e é isso que diferencia os artesanais dos industriais.

Prazos e datas

Inscrições: abertas de 11 a 22/03/19.

Confirmação da inscrição: Só é feita a partir do recebimento do comprovante de pagamento. O prazo para o pagamento da taxa de inscrição e moldes (quando aplicável) é de até 3 dias úteis após envio do formulário. Após este prazo, a inscrição é cancelada.

Entrega dos chocolates: Os chocolates devem ser enviados de 23/04 a 02/05/19, para um endereço em São Paulo. Repare que dia 1/5/19, quarta-feira, é feriado, não deixe para a última hora. No dia 3/5 as amostras serão enviadas para o júri de Londres e serão montados os kits para a escolha do público. Chocolates que chegarem após 02/05 não serão avaliados pelos jurados internacionais e aqueles que chegarem após 04/05 não participarão da prova. Chocolates que chegarem antes de 24/04 não terão garantia de armazenamento correto, já que pode não haver gente no local para recebê-los.

Encontro do Júri de chocolate makers em São Paulo: 15/05/19, quarta-feira, na parte da manhã, logo no início da Bean to Bar Chocolate Week  (local e horário a ser divulgado em breve).

Resultados: serão divulgados entre os dias 17 e 19/05/19, durante a Bean to Bar Chocolate Week em São Paulo.

Valores

Valores a serem pagos: taxa de inscrição e compra dos moldes oficiais (se você não os tem).

A taxa de inscrição para 2019 é de R$ 175/chocolate, não reembolsável no caso de desistência ou desclassificação por não atender ao regulamento. A inscrição inclui: a participação dos chocolates no Prêmio, a participação dos representantes da empresa no Júri e o recebimento do Relatório de Feedback para aqueles que participarem do Júri.

O uso dos moldes oficiais é obrigatório e eles são os mesmos usados no ano passado. Quem já os tem ou tem de quem emprestar, não precisa comprar.  Valor dos moldes: R$15,00 + frete (este varia conforme a localidade).

Pagamento por Paypal ou depósito bancário (prazo de 3 dias úteis).

Como participar

Preencha e envie o Formulário de Inscrição.

Você receberá um email com a confirmação do recebimento da sua inscrição e dados bancários para depósito. Caso não receba o email em até 24 horas, por favor entre em contato.

O prazo para o depósito é de 3 dias úteis. Após este prazo, a inscrição pode ser cancelada para dar lugar a outros interessados. Depois do depósito, envie o comprovante por email.

Para quem solicitou os moldes dos chocolates, eles serão despachados em até 3 dias úteis após a confirmação do pagamento.

O endereço de entrega dos chocolates será enviado por email para todos os participantes.

Envie os chocolates para o endereço indicado no email com entrega entre 23 de abril e 2 de maio de 2019. Não deixe para a última hora, dia 1 de maio é feriado. Chocolates enviados antes ou depois deste período podem não ser recebidos e correm o risco de não participar.

Você receberá um email com a confirmação do recebimento dos seus chocolates.

Os representantes da empresa que serão jurados devem comparecer na manhã do dia 15/05/19 em São Paulo (local e horário a serem informados em breve).

INSCREVA-SE AQUI