Livro: Making Chocolate From Bean to Bar to S’mores

Por |2019-01-23T20:04:15+00:0022/01/19|Livros|

Todd Masonis, Greg D’Alesandre, Lisa Vega e Molly Gore , 2017

A Dandelion Chocolates é uma das marcas de chocolate referência no mundo bean to bar  e Making Chocolate From Bean To Bar To S’mores é o livro escrito por 4 importantes membros da equipe: Todd Masonis (fundador e CEO), Greg D’Alesandre (vice-presidente de desenvolvimento e responsável por escolher as origens do cacau a ser usado), Lisa Vega (chef confeiteira) e Molly Gore (escritora e gerente de comunicações).

A especialidade da Dandelion é o chocolate com apenas cacau (em torra baixa) e açúcar, principalmente na proporção de 70%/30% (e mais recentemente nas barras 85% e 100%), onde o diferencial é apenas as origens dos grãos. Conseguir bons chocolates assim não é fácil e eles conseguem extrair o melhor sabor de cada origem. Assim, a experiência deles é o que muitos chocolate makers procuram e por isso eles juntaram tudo em um livro. Leia mais sobre no Chocólatras Online.

O livro foi lançado em 2017 e acho que não tem outro igual. O conteúdo é completo, com muitos detalhes técnicos nas 366 páginas, bem escrito e ilustrado. Aliás, é lindo. Essa é uma fonte de informações excelente, com tudo que é importante, desde a procura por diferentes origens de cacau, a fermentação dos grãos, como produzir o chocolate e até o que fazer com ele (além de comer, claro!). O livro termina com as receitas da chef Lisa, por isso o S’mores no título.

 

É também um livro interessante para quem não quer fazer chocolate, mas adora saber sobre o assunto.

É claro que ele foi escrito em inglês, mas já vi que é possível comprá-lo na Amazon do Brasil pagando em reais, sem ter que esperar importação.

Link patrocinado:

Sobre o autor:

Sou chocólatra, designer gráfica, programadora de sites e engenheira. Criei 2 sites para loucos por chocolates como eu, um para quem faz ou quer fazê-los (o ChocoWeb, este aqui) e outro para quem ama comê-los, o ChocolatrasOnline.com.br. Lá tem dicas, informações e notícias de chocolates do mundo todo. Também organizo o Prêmio Bean to Bar Brasil desde 2017. Eu sei fazer chocolates, mas não faço isso profissionalmente e nem pretendo fazer. Gosto mesmo é de comê-los, de pesquisar e de escrever sobre o assunto.

Deixar Um Comentário