Marcado: ,

Visualizando 2 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • tarsila
      Membro
      Número de postagens: 5

      Oi pessoal!

      estou tentando aprender mais sobre torra, especialmente sobre como torrar com base no olfato – minhas opções de forno não são nada ideais (ainda) e queria saber se vocês têm algum truque de nariz ou de ouvido 🙂

      obrigada!

    • Leandromarco
      Membro
      Número de postagens: 15

      Olá Tarsila. Tudo bem?

      Pelo que você escreveu, imagino que você esteja torrando no forno convencional.

      Segue um vídeo que acho que pode ser útil:

      Eu vim parar no mundo do chocolate a partir do café. Como já torro café uso o Behmor 1600+. Tem um vídeo falando de como torrar nele:

      Espero que ajude.

    • Ana Ruzzarin
      Participante
      Número de postagens: 10

      Oi Tarsila… poxa… torra é tudo de bom. O primeiro “sabor” do seu chocolate, certamente é tirado da torra. Tem empresas que não divulgam por nada sua temperatura de torra, exatamente por isso. Existe uma temperatura considerada “ aceitável” que é em torno de 130C, em torno de 30 minutos ou mais , mas existem pessoas que torram bem mais que isso. Testar no olfato é bucha, pois teria de ter muito conhecimento, conhecer muito o forno utilizado e até a temperatura e  a umidade do dia, mas nada é impossível nessa vida então eu  te aconselharia a torrar e provar. Aquela que lhe agradar no teste, utilize e veja como fica o chocolate. Um conselho pra você que torra em forno convencial seria em primeiro lugar separar as amêndoas por tamanho; utilizar formas furadinhas que espalham o calor melhor na amêndoa e ficar ao ladinho do fogão. Quando começa a torrar “valendo” as amêndoas  fazem barulhinhos . estalos, neste momento suas amêndoas estão começando a torrar, então abra o forno, mexa as amêndoas nas formas, prove algumas e continue nesse processo até chegar no ponto que vc goste mais do sabor. No começo é trabalhoso e delicado, mas com o tempo você vai tirar de letra. Depois com o tempo, vá aumentando o tempo e a temperatura de torra e experimentando. Boa sorte. Bean to bar é só emoção. Abraço chocolatístico pra ti!

      ps: formas normais vc pode pegar um prego e furar em pequenos furos o fundo. Só precisa ser homogêneo, ou seja o tamanho e a separação dos furos tem de ser igual em toda forma. Ex de uma :

       

       

       

Visualizando 2 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.