Alguém tem dicas de torra?

>:>>Alguém tem dicas de torra?
Alguém tem dicas de torra?2017-02-07T08:11:58+00:00

Home Fóruns Dicas de fabricação de chocolates Alguém tem dicas de torra?

  • Autor
    Posts
  • tarsila
    Participante
    Número de postagens: 5

    Oi pessoal!

    estou tentando aprender mais sobre torra, especialmente sobre como torrar com base no olfato – minhas opções de forno não são nada ideais (ainda) e queria saber se vocês têm algum truque de nariz ou de ouvido 🙂

    obrigada!

  • Leandromarco
    Participante
    Número de postagens: 15

    Olá Tarsila. Tudo bem?

    Pelo que você escreveu, imagino que você esteja torrando no forno convencional.

    Segue um vídeo que acho que pode ser útil:

    Eu vim parar no mundo do chocolate a partir do café. Como já torro café uso o Behmor 1600+. Tem um vídeo falando de como torrar nele:

    Espero que ajude.

  • ana ruzzarin
    Participante
    Número de postagens: 9

    Oi Tarsila… poxa… torra é tudo de bom. O primeiro “sabor” do seu chocolate, certamente é tirado da torra. Tem empresas que não divulgam por nada sua temperatura de torra, exatamente por isso. Existe uma temperatura considerada “ aceitável” que é em torno de 130C, em torno de 30 minutos ou mais , mas existem pessoas que torram bem mais que isso. Testar no olfato é bucha, pois teria de ter muito conhecimento, conhecer muito o forno utilizado e até a temperatura e  a umidade do dia, mas nada é impossível nessa vida então eu  te aconselharia a torrar e provar. Aquela que lhe agradar no teste, utilize e veja como fica o chocolate. Um conselho pra você que torra em forno convencial seria em primeiro lugar separar as amêndoas por tamanho; utilizar formas furadinhas que espalham o calor melhor na amêndoa e ficar ao ladinho do fogão. Quando começa a torrar “valendo” as amêndoas  fazem barulhinhos . estalos, neste momento suas amêndoas estão começando a torrar, então abra o forno, mexa as amêndoas nas formas, prove algumas e continue nesse processo até chegar no ponto que vc goste mais do sabor. No começo é trabalhoso e delicado, mas com o tempo você vai tirar de letra. Depois com o tempo, vá aumentando o tempo e a temperatura de torra e experimentando. Boa sorte. Bean to bar é só emoção. Abraço chocolatístico pra ti!

    ps: formas normais vc pode pegar um prego e furar em pequenos furos o fundo. Só precisa ser homogêneo, ou seja o tamanho e a separação dos furos tem de ser igual em toda forma. Ex de uma :

     

     

     

Você deve fazer login para responder a este tópico.