O Prêmio Bean to Bar Brasil foi criado para que chocolate makers pudessem juntos degustar seus chocolates, fornecer feedback e críticas construtivas para o crescimento mútuo. Além disso, premiar os melhores é uma forma de incentivar a troca de conhecimento e a melhoria contínua.

Os chocolates foram produzidos em moldes idênticos, sempre entre 70% e 80% de cacau, e degustados e avaliados em um evento no dia 14/07/2017 em São Paulo. Participaram chocolates do Rio de Janeiro, da Bahia, de Minas Gerais, do Paraná, de São Paulo, do Distrito Federal e Rio Grande do Sul. As marcas puderam inscrever até 2 jurados que fossem donos da empresa ou seus chocolate makers. Participaram 23 chocolates e compareceram 25 jurados neste evento. Todos gostaram muito de poder trocar ideias sobre cacau e chocolate, apresentar suas marcas e falar de seus produtos.

As avaliações foram feitas em formulário online, com relação à aparência, aroma, textura e derretimento (juntos), sabor e opinião pessoal sobre o chocolate como um todo. Também foram considerados defeitos como excessos de amargor, adstringência e acidez.

Além dos jurados brasileiros, tivemos a participação do consultor e especialista em chocolates Clay Gordon. Ele chegou ao Brasil no dia seguinte ao evento do dia 14, fez a degustação dos chocolates e os avaliou. Ele adicionou suas notas e comentários  no sistema também. Depois, cada chocolate maker recebeu relatório com todas as notas e comentários dos jurados.

O resultado foi apurado e os chocolates com as 3 maiores notas foram:

Ouro: Alquimia Chocolates (SP)

Prata: Choc Chocolates Finos (BA)

Bronze: Casa Lasevicius (SP)

Veja mais detalhes em Chocolates premiados no país: Prêmio Bean to Bar Brasil no Chocólatras Online.